Publicidade

Governo faz levantamento para 'descobrir' quantas licenças e autorizações concede

Ministério da Economia pretende concluir o 'mapa da burocracia' até março; secretário diz que há normas de 70 anos usadas para definir licenciamento atual

Foto do author Lorenna Rodrigues
Foto do author Eduardo Rodrigues
Por Lorenna Rodrigues (Broadcast) e Eduardo Rodrigues
Atualização:

BRASÍLIA - Nem o próprio governo federal sabe quantas licenças concede para autorizar atividades econômicas. O levantamento está sendo feito, pela primeira vez, pelo Ministério da Economia, que pretende concluí-lo até março. "O governo é o maior licenciador do país e está conhecendo pela primeira vez o tamanho da burocracia que cuida", afirma o diretor de Desburocratização do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon.

PUBLICIDADE

A ideia é que o "mapa da burocracia" seja a primeira etapa de uma ampla revisão das exigências feitas para o exercício de atividades econômicas e que algumas licenças sejam extintas. "Isso vai ajudar a clarificar a burocracia dos licenciamentos. Há normas de 70 anos atrás usada para definir licenciamento atual", completou.

Outra regra da lei de Liberdade Econômica prevê que, até junho, cada órgão terá que concluir sua matriz de risco, que é a classificação de todas as licenças que concede em três faixas: baixo risco, que passará a ser dispensada de autorização, nível intermediário, que passará a ter uma licença auto declaratória (dada apenas com base em dados informados pelo solicitante) e alto risco, que continuará com o processo de análise de licenciamento.

O diretor de Desburocratização do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil - 19/12/2019
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.