
20 de abril de 2016 | 18h01
SOROCABA - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) lançou nesta quarta-feira, 20, em Campinas, o edital para concessão de cinco aeroportos estaduais no interior e litoral paulista. O pacote inclui os aeroportos de Campinas (Campo dos Amarais), Bragança Paulista (Arthur Siqueira), Jundiaí (Comandante Rolim Adolfo Amaro), Ubatuba (Gastão Madeira) e Itanhaém (Antonio Ribeiro Noronha Junior). Juntos, esses aeródromos receberam 186 mil aeronaves e embarcaram 106 mil passageiros em 2015.
O investimento mínimo em 30 anos de concessão será de R$ 90,1 milhões, dos quais R$ 32,4 milhões nos quatro anos iniciais. Os recursos serão aplicados em melhoria nas pistas, sinalização e ampliações. O governo paulista terá linha de financiamento para as empresas ou consórcios interessados. O edital será publicado no Diário Oficial do Estado em 26 de abril e os envelopes com as propostas devem ser entregues até 25 de julho.
O critério de julgamento será a maior oferta do valor de contribuição fixa ao sistema aeroportuário, a chamada outorga fixa. A concessionária será remunerada por meio de tarifas das atividades portuárias definidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da exploração econômica da infraestrutura. Atualmente, esses aeroportos são administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.