Governo lança programa para prevenção de acidentes de trabalho

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou que o foco do programa será a conscientização e não a punição

Eduardo Bresciani, da Agência Estado,

28 de abril de 2011 | 11h02

O governo federal lançou nesta quinta-feira, 28, o Programa Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho com o objetivo de prevenir acidentes. A ação envolve os ministérios do Trabalho, da Previdência Social e da Saúde.

De acordo com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, a presidente Dilma Rousseff assinará ainda hoje um decreto criando o programa. A principal medida é o surgimento de uma comissão tripartite de trabalhadores, empresários e governo para debater o tema.

Lupi afirmou que o crescimento do emprego no Brasil não veio acompanhado de medidas para prevenir os acidentes. "É uma vergonha ver que não conscientizamos os trabalhadores e os empresários da necessidade de prevenção dos acidentes".

O ministro do Trabalho afirmou que o foco do programa será a conscientização e não a punição. "O melhor para o trabalhador não é multar, é conscientizar para que não ocorram acidentes". Segundo ele, a legislação atual já prevê multas altas para quem não cumprir medidas de segurança. Lupi ressalta, porém, que o ministério dispõe de somente 3,5 mil fiscais em todo o Brasil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.