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Governo medirá velocidade da banda larga fixa

Por Anne Warth
Atualização:

A partir desta quarta-feira e até 29 de outubro, os assinantes de serviços de banda larga fixa poderão se inscrever para que a velocidade e a qualidade da internet em suas casas seja verificada e medida de forma instantânea e mensal. Essa medição é uma iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério das Comunicações.Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo site http://www.brasilbandalarga.com.br, administrado pela Entidade Aferidora de Qualidade de Banda Larga (EAQ). Criada em outubro do ano passado, a EAQ fará o processo de aferição dos indicadores das redes de telecomunicações que suportam o acesso à internet em banda larga no País.Segundo a Anatel, 12 mil usuários serão selecionados por meio de sorteio e receberão de forma gratuita em suas residências um equipamento (whitebox) semelhante a um roteador. Poderão participar assinantes de prestadoras com mais de 50 mil acessos - Oi, Net, Telefonica/Vivo, GVT, Algar, Embratel, Sercomtel e Cabo.Esse aparelho fará a medições médias e instantâneas da velocidade da conexão, tempo de resposta e de sua variação entre diferentes pacotes, queda de conexão, entre outros. Os indicadores serão acompanhados e divulgados mensalmente pela Anatel a partir de dezembro. Isso permitirá verificar se as empresas estão cumprindo as metas estabelecidas pelo regulamento da agência.O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que as empresas poderão ser punidas pela Anatel e pelo próprio consumidor, caso seja demonstrado o descumprimento das regras estabelecidas pela agência reguladora. Ele prevê que a competição entre as empresas vai aumentar, uma vez que as companhias serão avaliadas em um ranking."A primeira sanção é que elas vão passar um vexame, porque os resultados serão divulgados mensalmente. Então, vai aparecer empresa que oferece velocidades que não são condizentes", afirmou o ministro. "Em segundo lugar, a Anatel vai fazer o que faz com todos os serviços: estabelecer um prazo e condições para que o problema seja resolvido. Do contrário, é multa ou até, como acontece em alguns casos extremos, proibição de vender."

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