PUBLICIDADE

Governo-MT vai combater fraude na comercialização de milho

Abertura de muitas empresas do setor e emissão irregular de guias de exportação motivaram operação

Por AE
Atualização:

O governo do Mato Grosso realiza a partir desta semana uma operação de combate à sonegação de impostos na comercialização de grãos no Estado, especialmente milho. Uma força-tarefa formada por funcionários das Secretaria de Segurança Pública, Delegacia Fazendária, Ministério Público e Polícia Civil vai vistoriar as empresas, para checagem de estoques e verificação de documentos.

 

PUBLICIDADE

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Fazenda do Mato Grosso, o secretário Eder Moraes explicou que a atenção especial à comercialização do milho se deve "ao grande número de empresas do setor que foram abertas no último ano e na simulação de vendas de grãos, que teve aumento significativo na safra deste ano e corre o risco de perda por falta de estocagem ou comercialização".

 

Segundo Moraes, a força-tarefa tem a missão de desvendar o que está ocorrendo no segmento grãos, especialmente milho, "tamanha a simulação de vendas do produto para exportação, mas que na verdade pode nem estar deixando Mato Grosso ou o País". Ele afirmou que nessas operações são emitidas guias de exportação que não geram incidência de ICMS e o produto acaba sendo comercializado no mercado interno em vantagem contra os que recolheram devidamente o imposto.

 

Outro fator que despertou a atenção das autoridades fiscais do Mato Grosso foi a abertura de um grande número de empresas que comercializam milho nos últimos 18 meses. De janeiro do ano passado a junho deste ano foram abertos 98 estabelecimentos neste ramo. "Também nos chamou a atenção o fato de não haver na Secretaria de Fazenda registro do trânsito de boa parte do escoamento de milho subsidiado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento)", disse Moraes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.