Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Governo revê crescimento do PIB para 0,7% em 2009

O governo reviu, pela segunda vez no ano, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009, incluindo, em relatório a ser enviado amanhã ao Congresso, a previsão de que terá expansão da economia brasileira será de 0,7% este ano. A previsão oficial atualmente em vigor aponta crescimento de 2%, o que foi descartado pelo governo depois da divulgação dos resultados da produção industrial nos três primeiros meses de 2009.

AE, Agencia Estado

19 de maio de 2009 | 08h04

A queda de 7,9% registrada pela indústria no primeiro trimestre, na comparação com os últimos três meses de 2008, indica que, mesmo que a agricultura e o setor de serviços tenham permanecido parados, o PIB teria um encolhimento de 1,9% nos três primeiros meses de 2009. Como o último trimestre de 2008 também foi de queda (3,6%), estaria caracterizado um quadro de recessão técnica - dois trimestres consecutivos de queda.

Apesar de esta ser a segunda revisão (no início do ano, o governo trabalhava com estimativa de 4% de expansão e depois 2%), a taxa positiva de 0,7% ainda é considerada exageradamente otimista pelo mercado. Ontem, no relatório Focus, do Banco Central, a estimativa prevista pelo mercado financeiro era de retração de 0,49%. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
crisePIBrecessão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.