Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Governo suíço e bancos discutem formas de proteger moeda--jornal

O governo da Suíça e líderes dos principais bancos do país se reuniram para discutir formas de proteger as exportações suíças devido à valorização da moeda local, o franco suíço, disse o jornal Sonntag neste domingo.

REUTERS

26 de dezembro de 2010 | 11h36

Os objetivo das conversas era incentivar os bancos a adotarem um seguro de risco cambial, acrescentou o jornal, sem citar qualquer fonte.

O Banco Nacional da Suíça alertou que as exportações do país podem sofrer por conta da valorização do franco, que já subiu mais de 15 por cento este ano em comparação ao euro, enquanto o relatório trimestral do banco central suíço mostrou que a valorização da moeda prejudicou um grande número de empresas no quarto trimestre.

No início desta semana, o presidente do Swatch Group, Nick Hayek, pediu aos bancos do país que resistissem à tentação de especular para obter lucros no curto prazo, o que pode acabar prejudicando a Suíça.

Uma pesquisa com presidentes de 40 empresas suíças realizada pelo jornal SonntagsZeitung mostrou que 70 por cento acreditam que a moeda valorizada significa um grande risco.

(Por Katie Reid)

Tudo o que sabemos sobre:
MACROSUICAMEDA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.