Ernesto Rodrigues / Estadão
Ernesto Rodrigues / Estadão

Governo vai rever estimativa do PIB para este ano, diz subsecretário

Segundo Marco Cavalcanti, da subsecretaria de Política Fiscal do Ministério da Economia, projeção deve ficar mais próxima do que o mercado prevê; relatório Focus desta segunda-feira traz estimativa de 0,87% de alta para o PIB de 2019

Lorenna Rodrigues, O Estado de S.Paulo

24 de junho de 2019 | 17h59

BRASÍLIA - O subsecretário de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, Marco Cavalcanti, disse que o governo vai reduzir a estimativa oficial para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano para um número mais próximo do projetado pelo mercado.

A última previsão oficial, utilizada como parâmetro para as revisões orçamentárias, de 1,6%, foi divulgada em maio. Os analistas ouvidos pelo relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira, 24, pelo Banco Central projetam alta de apenas 0,87%.

"Assim como todo o mercado está revendo estimativa para PIB, também vamos rever. Deve se aproximar do mercado", afirmou.

Ele disse que a previsão será divulgada antes do próximo relatório de receitas e despesas, que tem de ser divulgado até 22 de julho. Isso porque, como os técnicos fecham os números duas semanas antes do relatório, a projeção acaba ficando desatualizada até a revisão do Orçamento.

"Nossa previsão era próxima do mercado, mas houve deterioração muito rápida. Esperamos recuperação do PIB com a reforma da Previdência e melhoras nas expectativas", completou Cavalcanti.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.