Publicidade

Graça Foster é eleita uma das pessoas mais influentes do mundo

Primeira mulher a comandar a Petrobrás, a executiva foi lembrada em ranking da revista ‘Time’, que também inclui a presidente Dilma Roussef e o empresário Eike Batista 

Por Sergio Torres e da Agência Estado
Atualização:

RIO - A revista norte-americana Time apontou a presidente da Petrobrás, Graça Foster, como uma das cem pessoas mais influentes do mundo. Além da executiva, o ranking elegeu outros dois representantes brasileiros: a presidente Dilma Rousseff e o bilionário Eike Batista. Atualizado todos os anos, o ranking da publicação é dividido em categorias que englobam artistas, pesquisadores, empresários, ativistas políticos e chefes de Estado. Graça assumiu a presidência da petroleira em fevereiro deste ano. É a primeira mulher a comandar a empresa. Engenheira química, ela é funcionária concursada da Petrobrás, onde ingressou há 32 anos.
Assinada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a reportagem sobre Eike chama o empresário de "filho adotivo" do Rio e o destaca como um dos responsáveis pelo "renascimento" da capital fluminense. A lista também lembrou de alguns dos porta-vozes da crise financeira atual, como o novo primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, a chanceler alemã, Angela Merkel, e a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. Citando o contexto da crise econômica na Europa, a revista afirma que "o poder de Merkel cresce a um nível quase sem precedentes na política europeia moderna". O perfil de Monti afirma que o premiê "carrega em seus ombros o destino do continente (europeu)". Já a descrição de Lagarde, assinado pelo economista Nouriel Roubini, exalta que a diretora-gerente do FMI é a pessoa mais qualificada na Europa para assumir o posto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.