Grécia recebe parcela de ajuda de € 34,3 bilhões, diz fonte

Desembolso ocorreu após os ministros de finanças da zona do euro apoiarem a liberação dos pagamentos adiados à Grécia; segunda parcela deverá ser paga até quarta-feira

Stefânia Akel, da Agência Estado,

17 de dezembro de 2012 | 16h13

ATENAS - A Grécia recebeu nesta segunda-feira, 17, a tão esperada parcela de ajuda de 34,3 bilhões de euros (US$ 45,1 bilhões), segundo uma fonte do ministério de Finanças do país. A parcela foi prometida por líderes da zona do euro e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em troca da implementação de uma série de reformas pelo governo grego.

"Recebemos a primeira parcela no valor de 34,3 bilhões de euros", disse a fonte. Uma autoridade da zona do euro, no entanto, afirmou que partes do financiamento seriam transferidos hoje, com o valor restante de 34 bilhões de euros devendo ser pago até quarta-feira.

O desembolso ocorreu após os ministros de finanças da zona do euro apoiarem a liberação dos pagamentos adiados à Grécia, em reunião na última quinta-feira. Os líderes e o FMI haviam concordado no mês passado em pagar cerca de 34 bilhões de euros à Grécia se o país atendesse certas condições econômicas e diminuísse uma porção significativa de sua dívida com o setor privado, por meio de um programa de recompra de bônus que diminuiu o valor de face dos títulos.

A Grécia anunciou na semana passada que a operação de recompra não atendeu as expectativas porque o governo teve que pagar um preço maior que o previsto para comprar 31,9 bilhões de euros em bônus, o que resultou em um custo adicional de 1,3 bilhão de euros.

O país aguarda receber um total de 52,5 bilhões de euros em quatro parcelas até março do ano que vem. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
gréciacriseajudapacote

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.