SÃO PAULO - O Grupo Amil é a operadora de planos de saúde que mais recebeu queixas no Procon-SP entre 1º de janeiro e 17 de julho deste ano, seguido pela Green Line e a Unimed. A informação foi dada pela fundação nesta segunda-feira, 23, quando foi divulgado o ranking com os onze convênios mais reclamados no Estado de São Paulo no período.
O ranking foi baseado em queixas que precisaram de mediação do Procon-SP para serem resolvidas, somadas a pedidos de orientação e esclarecimentos de dúvidas. Foram 6.120 atendimentos ao consumidor no primeiro semestre deste ano, informou o Procon.
Para o diretor executivo da fundação, Paulo Arthur Góes, há um contraste entre o custo alto cobrado pelos planos e o retorno que oferecem. "O consumidor paga por muitos anos o seu plano e quando mais precisa dele enfrenta obstáculos impostos pelas empresas para dificultar a prestação do serviço, esperando vencer pelo cansaço", comenta.
Entre as queixas dos consumidores que reclamaram ao Procon-SP estão a demora ou impossibilidade em autorizar e marcar procedimentos, como consultas e exames; a negativa de cobertura ou reembolso; alterações na rede credenciada sem aviso, tanto em quantidade quanto em qualidade dos prestadores de serviços; e reajustes de faixa etária que ferem o estatuto do idoso.
Veja ranking:
Fonte: Procon-SP Planos de Saúde Reclamações GRUPO AMIL (AMIL, AMICO, DIX e MEDIAL) 457 GREEN LINE SISTEMA DE SAUDE LTDA 294 UNIMED PAULISTANA SOC COOP. DE TRABALHO MÉDICO 166 INTERMEDICA SISTEMA DE SAUDE S/A 125 SUL AMÉRICA COMPANHIA DE SEGURO SAÚDE 109 ITÁLICA SAUDE LTDA 55 UNIVERSAL SAUDE ASSISTENCIA MEDICA LTDA 48 CENTRO TRASMONTANO DE SAO PAULO 42 GOLDEN CROSS ASSIST INTERN DE SAUDE LTDA 42 BRADESCO SAÚDE S/A 35 PREVENT SENIOR - SAMETRADE OPERADORA DE SAUDE LTDA 31