Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Grupo Carlos Lyra anuncia reestruturação financeira

Decisão seria para atender exigência do BNDES para a liberação de um recurso de R$ 100 milhões

Eduardo Magossi, da Agência Estado,

31 de agosto de 2009 | 14h27

O grupo sucroalcooleiro Carlos Lyra anunciou nesta segunda-feira, 31, que contratou a empresa Alvarez & Marsal para profissionalizar sua gestão financeira. Em nota à imprensa, o grupo informa que a transferência da gestão econômica para uma empresa especializada se fez necessária para a reestruturação financeira do grupo, um dos maiores do Nordeste e que conta também com usinas no Centro-Sul.

 

Fontes do mercado afirmam, contudo, que a contratação de uma empresa para gerenciar a usina é uma exigência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a liberação de recursos da ordem de R$ 100 milhões para sanear o grupo, que estaria enfrentando dificuldades financeiras. Um porta voz do grupo Carlos Lyra não estava disponível para comentar as informações. A liberação de recursos pelo BNDES também estaria atrelado a um acordo entre os irmãos Elizabeth e Robert Lyra, herdeiros do grupo, que apresentavam divergências quanto à condução da empresa.

 

Segundo nota, este acordo entre os irmãos foi assinado na terça-feira, dia 25, com suporte da Advocacia Piauhylino Monteiro e Demarest & Almeida Advogados, França e Nunes Pereira Advogados e Barbosa, Müssnich & Aragão, além da assessoria financeira da Green Capital Investimentos. A nota também informa que o grupo passará por uma reformulação societária mas não dá mais detalhes sobre o assunto.

 

O grupo conta atualmente com três plantas em Alagoas: a matriz, localizada no Vale de São Miguel dos Campos, e as unidades Marituba e Cachoeira; e outras duas no Triângulo Mineiro: Usina Volta Grande e Usina Delta, que juntas representam a maior produção canavieira do Estado de Minas Gerais. Uma sexta unidade com capacidade de moer 2 milhões de toneladas de cana por ano, a Usina Paulicéia, localizada no Oeste do Estado de São Paulo, está 70% concluída e terá suas obras retomadas.

 

O Grupo Carlos Lyra tem capacidade de moagem de 13 milhões de toneladas de cana e produção de 1,1 milhão de toneladas de açúcar e 350 milhões de litros de etanol.

Tudo o que sabemos sobre:
Carlos Lyrausinasetanol

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.