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Grupo CBA abrirá rede de supermercados

Por Agencia Estado
Atualização:

A CBA, maior fornecedora de cestas básicas do País, está entrando no setor de supermercados. As primeiras lojas da rede, batizada de Super CBA Economia, devem começar a funcionar no final do mês e o plano da empresa é abrir 100 unidades até o final de 2003. Serão supermercados de 500 m² a 700m², com até três caixas, que vão comercializar cerca de 800 itens para consumidores das classes C, D e E. A intenção, de acordo com o diretor comercial Francisco Eduardo Serpico, é aproveitar o forte poder de negociação com fornecedores para entrar em um negócio em expansão: o supermercado de vizinhança. "Somos um dos dez maiores compradores de gêneros alimentícios do País", argumenta. O investimento inicial é de R$ 6 milhões na reforma dos 28 postos de distribuição das cestas básicas do Estado de São Paulo que serão transformados em supermercados. Depois, a empresa deve iniciar a construção dos outros pontos-de-venda. A meta é chegar a 2005 com 300 unidades no Brasil, mas o valor total a ser investido na rede ainda não foi dimensionado, segundo Serpico. Um milhão de cestas A CBA produz um milhão de cestas básicas por mês nas seis unidades de montagem. Além do depósito de Jundiaí, na Grande São Paulo, com 173 mil m2, a empresa tem operações também no Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza. Cerca de 70% do volume de cestas é fornecido às empresas, mas os outros 25% são vendidos a grandes redes varejistas e 5% são comercializados nos postos de distribuição, que atendem também pessoas físicas. Em setembro, a empresa aumentou seu poder de fogo ao incorporar a divisão de cestas básicas da Ticket, empresa do grupo Accor que atua no segmento de vales-benefício. A parceria gerou um incremento de cerca de 50% no volume movimentado mensalmente pela CBA. A Ticket, por sua vez, liberou-se desta atribuição para se dedicar mais ao seu negócio principal. Serra Leste A decisão de partir para o ramo de supermercados, afirmou Serpico, está associada também ao crescimento da Serra Leste, empresa do grupo que produz alimentos semi-elaborados e que terá agora mais um canal de distribuição de sua produção. Detentora das marcas Paladar, Davina e Palate, a empresa comercializa produtos semiprontos, como sopas, cremes, temperos, arroz, farofas e sobremesas, além de achocolatado. O Grupo CBA foi fundado há 15 anos por três empresários que atuavam no atacado de arroz e feijão e se dedicou inicialmente apenas à montagem de cesta básica. Hoje, além da Serra Leste, o grupo possui também a CBA Nutris, que fornece refeições coletivas, inclusive para o projeto governamental de refeição popular. Já a Bônus CBA atua no ramo de benefícios-alimentação, e na Savon fábrica de detergente em pó, em Feira de Santana, na Bahia, a CBA tem participação majoritária. O grupo todo emprega cerca de 700 pessoas. Além das cestas básicas, a CBA é também uma das maiores fornecedoras de cestas de natal. A previsão para este ano é de comercializar 2,3 milhões, frente a 1,5 milhão do ano passado. O acréscimo se deve à incorporação da Ticket, informou o diretor, uma vez que a previsão inicial era de vender o mesmo volume de 2001. Com o acordo, o número de empresas clientes exclusivamente para cestas natalinas passou de 5 mil para 12 mil. Leia mais sobre o setor de Comércio e Serviços no AE Setorial, o serviço da Agência Estado voltado para o segmento empresarial.

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