PUBLICIDADE

Publicidade

Grupo fez onda de aquisições

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Na época das "vacas gordas", a estratégia da Arcelor Mittal era consolidar uma indústria fragmentada, concentrando a produção nas mãos de um número de menor de unidades para facilitar o ajuste de produção. A ideia era ter capacidade de reagir de forma mais rápida a apertos econômicos sazonais que constantemente afetam a indústria do aço. Neste processo, o magnata nascido na Índia Lakshmi Mittal promoveu a compra de empresas americanas como a Inland Steel e a International Steel.A partir da recessão de 2009, no entanto, a gigante começou a sofrer um obstáculo atrás do outro. O último - e talvez mais grave - é a prolongada dificuldade financeira na zona do euro, que reduziu drasticamente a demanda na Europa. A sede da companhia está localizada em Luxemburgo, e a empresa produziu mais de um terço de seu aço bruto no continente europeu, onde trabalham 100 mil de seus 260 mil funcionários no mundo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.