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Grupo Ogilvy lança agência 'latina'

Empresa leva o primeiro nome do fundador do grupo, David Ogilvy, e terá inicialmente escritórios em São Paulo e Buenos Aires

Por Marina Gazzoni
Atualização:

Depois de iniciar o ano com o lançamento da agência de marketing esportivo 9ine, em parceria com o jogador Ronaldo, o publicitário Sérgio Amado, presidente da Ogilvy & Mather no Brasil, fecha 2011 com o anúncio de outra empresa. A nova agência foi batizada de David, o primeiro nome do fundador do grupo, David Ogilvy, que, se estivesse vivo, faria cem anos em 2011. A David é uma empresa latina, que unirá talentos de publicitários brasileiros e argentinos. "A David nasceu com a proposta de ser forte do ponto de vista criativo", disse Amado, que não revela dados financeiros do projeto.A nova empresa chega ao mercado com carta branca para ousar. "Quando você cria uma empresa do zero, pode errar e experimentar muito mais", disse o publicitário Fernando Musa, um dos autores do projeto. A agência é 100% do grupo Ogilvy, mas funcionará de forma independente. Ela terá uma sede própria, mas, por enquanto, a David ficará "incubada" no escritório da Ogilvy. "Será parecido com o que fizemos quando lançamos a 9ine", diz Amado. A David começa a prospectar clientes na própria carteira da Ogilvy, mas, segundo os executivos, ela não vai concorrer diretamente com a agência. "Existem muitos projetos dos nossos clientes que não são atendidos pela Ogilvy. Vamos oferecer a David", diz Musa. O anúncio ao mercado da criação da agência foi feito ontem, mas a empresa será inaugurada oficialmente em janeiro de 2012. A primeira campanha deve ser lançada até março.A David terá, inicialmente, escritório em São Paulo e Buenos Aires. A empresa, no entanto, não quer se restringir ao mercado latino-americano - quer ter porte global. "Os clientes do mundo todo reconhecem o talento criativo da região", disse Musa. Durante o ano de 2012, a agência vai avaliar a abertura de um escritório em Nova York. "Os mercados americano e europeu estão em crise, mas a América Latina, não. Nós podemos prover os mercados com problema", disse Amado.A Ogilvy Brasil já oferece soluções para o mercado americano. A campanha da Coca-Cola para o público latino veiculada nos Estados Unidos, por exemplo, é feita no Brasil há três anos. Em 2011, a Ogilvy Latina também venceu uma concorrência global da Coca-Cola para desenvolver uma plataforma de comunicação da empresa.Clima de festa. A concepção da David durou pouco mais de seis meses. Os publicitários brasileiros Fernando Musa e Anselmo Ramos e o argentino Gastón Bigio tiveram a ideia durante o festival de publicidade Cannes Lions, realizado na França no final de maio."Estávamos comemorando os leões da Ogilvy Brasil e da Argentina. Não sei se estávamos bêbados, mas falamos, no meio do tapete vermelho: 'E se a gente tivesse a ideia louca de criar uma agência para trabalharmos todos juntos?'", conta Musa. Podia ter sido só um devaneio de Cannes. Mas os três levaram a ideia adiante e a apresentaram para Amado. No dia seguinte, os publicitários seguiram para Miami para explicar o plano ao CEO da Ogilvy Latina, Marcos Golfari. "Quando mostramos o projeto e falamos que se chamaria 'David', não tinha mais o que dizer", lembra Musa. "A combinação de criação de Argentina e Brasil é uma mistura espetacular (...), como Neymar e Messi no mesmo time", disse Golfari.Caça-talentos. A David quer formar um time de cerca de 40 pessoas até março do ano que vem. E, como se propõe a oferecer soluções globais, busca profissionais de todo o mundo. Uma das primeiras contratações foi a diretora de planejamento, Nazia Du Bois, que nasceu em Bangladesh.Os executivos Musa, Ramos e Bigio ficarão à frente da David, mas manterão seus cargos na Ogilvy. Para eles, a David é mais uma oportunidade para o grupo de atração de talentos. "Publicidade são pessoas", diz Musa.

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