Grupo Tata lança carro de US$ 2,5 mil

A montadora indiana Tata Motors anunciou sua iniciativa mais arrojada: um carro custando apenas US$ 2.500, menos da metade do preço do carro mais barato naquele mercado. O modelo foi batizado de "carro do povo?. A iniciativa da Tata de produzir carros pequenos e baratos nasceu de suas observações do mercado local, onde milhões de pessoas freqüentemente acomodam famílias de até quatro pessoas, mais a bagagem, em motocicletas."O produto já ganhou muita atenção internacional?, afirmou Mohit Arora, diretor da empresa de pesquisa indiana J.D. Power Asia-Pacific. "É um grande negócio para a Tata Motors, e será registrado nos livros de história, seja um sucesso ou não?.Volks, Toyota, Honda e Fiat já afirmaram ter planos de fabricar carros de baixo custo. "Todas montadoras perceberam a necessidade de estar nos mercados emergentes com um modelo como esse para as massas?, afirmou Ashutosh Goel, analista do setor automotivo da Edelweiss Securities.O "carro do povo? da Tata terá motor de 600 cilindradas e produção inicial de 250 mil unidades. A Tata desenvolveu o carro sob sigilo, mas entrevistas com fornecedores e outras pessoas envolvidas no projeto revelam alguns de seus segredos de engenharia para cortar custos - como um eixo de direção desencapado, um bagageiro com espaço para uma mala de mão e um motor traseiro não muito mais potente que um cortador de grama de última geração. O carro faz, no máximo, 70 quilômetros por hora. As informações são de agências internacionais e do jornal O Estado de S. Paulo.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.