Hamilton: inflação ainda apresenta tendência de alta

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, disse, nesta sexta-feira, 7, durante apresentação, em Porto Alegre (RS), do Boletim Regional Trimestral do Banco Central (BC), que a inflação no curto prazo em 12 meses ainda apresenta tendência de elevação.

GUSTAVO PORTO, ENVIADO ESPECIAL, Agencia Estado

07 de junho de 2013 | 12h17

"Inflação elevada traz perda de confiança, menos emprego, renda e consumo. Taxas de inflação elevada trazem prejuízos para economia", disse ele. Hamilton citou ainda o impacto da inflação no emprego, classificou-a como um "imposto" que traz menos crescimento e ressaltou ainda a alta dispersão do indicador. "A inflação apresentou dispersão, segue elevada e se mostra resistente".

Ele ressaltou ainda que os preços das commodities se acomodaram, o que pode segurar a alta na inflação, mas lembrou que dólar se aprecia nos Estados Unidos. "As pressões de preços seguem no setor industrial, mas no setor agrícola há acomodação", completou.

O diretor do BC destacou o ritmo de atividade econômica mais intenso, com retomada do investimento. Disse que o déficit em conta corrente é financiado essencialmente pelo Investimento Estrangeiros Direto (IED). Apontou uma expansão moderada de crédito, em especial ao consumo.

Tudo o que sabemos sobre:
BCBoletim Regional TrimestralHamilton

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.