SÃO PAULO - A marca mais amada dos brasileiros é a das sandálias Havaianas, segundo o estudo ‘Marcas mais Amadas do Brasil’, feito pela agência de conhecimento aplicado Officina Sophia, a pedido da revista Consumidor Moderno.
A pesquisa foi feita com 1.475 entrevistas distribuídas entre as principais regiões do Brasil, com homens e mulheres entre 18 a 59 anos das classes ABC.
O objetivo foi o de desvendar os segredos do bom relacionamento com o consumidor. Nos cinco primeiros lugares das marcas mais amadas se destacam Havaianas, MAC, O Boticário, Nestlé e Rolex.
Segundo a agência, o consumidor brasileiro valoriza o potencial de experiência cultural que uma marca pode proporcionar. Isso significa que ele pode amar uma marca mesmo sem consumir seus produtos.
"No caso do Rolex, por exemplo, o consumidor vivencia sonhos e fantasias com a marca e aspira o significado que usar um relógio desses pode ter na sociedade", comenta Roberto Meir, especialista internacional em relações de consumo e varejo.
De acordo com Paulo Secches, presidente da Officina Sophia e responsável pelo estudo, na relação com as marcas há pouco romance. "Se a marca não oferecer produto ou serviço de qualidade, o amor deixa de existir", afirma.
Na pesquisa, 48 atributos foram analisados. Além da qualidade, foram analisados aspectos como lançamento frequente de novidades, capacidade de expressar, dizer algo sobre quem é o consumidor, capacidade de expressar quem é o consumidor para o grupo de convivência e para outras pessoas, capacidade de fazer o consumidor sentir-se bem, capacidade de superar expectativas e presença ativa nas redes sociais. Os detalhes sobre o estudo "Marcas mais Amadas do Brasil", inclusive com rankings divididos por setores, serão divulgados na edição de abril da revista Consumidor Moderno.