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Holandesa TNT compra a Expresso Araçatuba

Aquisição consolida liderança da multinacional no segmento de cargas expressas no Brasil

Por Paulo Justus
Atualização:

A multinacional holandesa do setor de transportes TNT anunciou ontem a compra da Expresso Araçatuba por 54 milhões (R$ 156 milhões). A aquisição consolida a liderança do grupo holandês no setor de entregas expressas no Brasil, onde já atua com a TNT Mercúrio. O pagamento vai ser em duas parcelas. A primeira, equivalente a 51% da companhia, será feita em maio. Os 49% restantes vão ser adquiridos em maio de 2010. As negociações começaram há um ano. Segundo pessoas próximas às empresas, o valor do negócio permaneceu inalterado nesse período, mas a crise afetou a forma de pagamento,que inicialmente deveria ser feita numa única parcela. A proposta de compra partiu da TNT. "Começou como uma oportunidade e continuou viável mesmo depois da crise", diz Osvaldo Castro Junior, presidente da Expresso Araçatuba. Ele ressalta que as empresas já trabalhavam em parceria nos mercados em que eram complementares - a Expresso Araçatuba com forte presença no Norte e Centro-Oeste e a TNT Mercúrio nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. "Com essas duas empresas nós já conseguimos atingir todos os municípios brasileiros e também muitos países da América do Sul, onde a atuação das empresas também é complementar", diz o presidente da TNT Mercúrio, Roberto Rodrigues. A aquisição da Expresso Araçatuba complementa a estratégia da TNT de construir uma rede rodoviária sul-americana, que já contou com a compra da transportadora LIT Cargo, no Chile. Segundo Rodrigues, a complementaridade entre as transportadoras vai garantir a permanência dos 2,2 mil funcionários da Expresso Araçatuba, que vão se unir aos 6,3 mil trabalhadores da TNT Mercúrio. O professor de Logística da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), Célio Daroncho, diz que a aquisição segue uma tendência no setor de transportes. "Essa prática se justifica pelo possível ganho de escala a ser alcançado. O comércio eletrônico também contribui para essas decisões. O novo perfil do consumidor e as tecnologias de informação geram fragmentação das cargas e maior frequência de entregas." Ele cita outros exemplos de fusão no setor, como a compra da Expresso Mercúrio, pela própria TNT, em 2007 e da Lubani e Transportadora Grande ABC pela Julio Simões. Para o presidente da Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística (NTC & Logística), Flávio Benatti, a aquisição demonstra o momento favorável por que passa o Brasil. "Empresas organizadas com certeza são vistas no mercado como oportunidades para aquisições."

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