finanças

E-Investidor: "Você não pode ser refém do seu salário, emprego ou empresa", diz Carol Paiffer

Holland: País é um dos poucos que crescerão mais no ano

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, voltou a dizer, nesta quarta-feira, 16, que o crescimento anualizado do Brasil foi de 2,8% no último trimestre e que o País é exceção à regra de crescimento mundial baixo. "O Brasil é uma das poucas economias que crescerão mais em 2013 do que no ano anterior", afirmou durante palestra feita em evento da Thomson Reuters, em São Paulo.

FRANCISCO CARLOS DE ASSIS, Agencia Estado

16 de outubro de 2013 | 11h40

Apesar das dificuldades, disse o secretário, a economia mundial caminha para retomada na passagem de 2013 para 2014 e que o Brasil "certamente se beneficiará" dessa retomada. Ele reiterou ainda que o País aumentou sua capacidade de absorção de choques externos, o que faz com que os seus fundamentos econômicos se mantenham sólidos.

Holland destacou que a reação do País a eventos diversos internacionais reforçam a confiança da economia brasileira e lembrou ainda que a dívida líquida que chegou a 60% do Produto Interno Bruto em 2002, caiu à metade na última década.

Holland ressaltou também que a inflação de alimentos vem recuando desde janeiro e deve ajudar na recuperação da confiança do consumidor. Ele mostrou um gráfico no qual a inflação de alimentos, que beirava 1% no começo do ano, está agora ao redor de 0,35%, em média, segundo as últimas tomadas de preços feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outro ponto destacado por Holland é o de que o Brasil passa por um crescimento mês a mês de tomada de crédito. Holland disse ainda que o Brasil foca a promoção do crescimento a partir de mais investimentos.

O secretário explicou que estudos indicam que a cada R$ 1 investido em infraestrutura, o crescimento do PIB no longo prazo pode ser elevado em R$ 3 ou mais. Holland usou, nesta quinta-feira, 16, a mesma apresentação, intitulada "A Economia Brasileira em Perspectiva", mostrada por ele, há duas semanas, durante evento promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), também em São Paulo.

Tudo o que sabemos sobre:
Márcio HollandBrasil

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.