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Holograma de Dercy Gonçalves vai vender frango frito

Campanha da rede de fast-food Popeyes que entra no ar hoje usará tecnologia para ampliar interação com clientes

Por Lílian Cunha
Atualização:
Holograma de Dercy causouem shopping para campanha da rede Popeyes Foto: Popeyes/FBiz

Quase 11 anos depois de sua morte, Dercy Gonçalves foi vista num shopping da Grande São Paulo – causando (claro): gritava o nome das pessoas que tinham feito pedido na rede de frango frito Popeyes, tirava “selfies”, dançava e dizia palavrões (embora uma campainha com um “piiiiiiiii” abafasse tudo). Não era uma atriz se fazendo passar pela humorista – mas seu holograma. 

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A operação ocorreu há oito dias, no Shopping Internacional Guarulhos, e foi criada pela agência F.biz para a cadeia de fast-food americana Popeyes, que abriu suas primeiras lojas no País em outubro passado. 

Para divulgar a marca, a agência montou uma infraestrutura no meio da praça de alimentação do centro de compras. A ação envolveu seis empresas e 55 profissionais, incluindo especialistas em captura de imagens, fisioterapeuta, técnicos de som, operadores de computação gráfica e de inteligência artificial. Hoje, F.Biz e Popeyes lançam a ação na internet. Incluirá, além de um vídeo, uma Dercy que vai interagir no Twitter e uma “fábrica” de memes no segundo semestre.

O planejamento começou em novembro. “A ideia de usar a Dercy veio do slogan da rede, que faz uma alusão a um palavrão (O frango frito f#*&)”, disse Alessandro Bernardo, vice-presidente de criação da F.biz. “Mesmo tendo morrido há mais de dez anos, ela está bem em moda e tem potencial de virar ‘meme’ nas redes.” Além disso, a atriz representa autenticidade – segundo ele, um valor raro hoje, época em que até os cílios são falsos, as notícias são “fake” e todo mundo faz pose. 

Depois de conseguir o consentimento da família da atriz, veio a parte de pesquisa. A empresa de captura de imagens Dot Motion Studios selecionou algumas horas de gravações e fotos emprestadas da atriz para montar o holograma. O fitoterapeuta e especialista em biomecânica Paulo Lucareli, sócio da Dot, modelou o holograma com base nos movimentos de Dercy. 

Além disso, para que fosse possível a interação com as pessoas no shopping, o ator e dublador Fred Mascarenhas – que fez, por exemplo, o Smurf Gênio, na animação Os Smurfs e a Vila Perdida – dava voz a Dercy e interpretava seu gestual. Ele usou batom, capacete e uma roupa especial, preta, cheia de pontos que refletem a luz capturada pelas câmeras 3D. O ator e a equipe da Dot ficaram numa sala dentro da lanchonete, afastados do público. “Fiquei duas semanas estudando os trejeitos da Dercy”, contou Mascarenhas. 

Em sala separada,atordava voze interpretava gestual deDercy Foto: Popeyes/FBiz

Na praça de alimentação, foi montada uma espécie de janela por onde as pessoas podiam ver o holograma dançando, falando e cantando. Essa estrutura foi necessária para criar um ambiente escuro para refletir a luz do holograma. 

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Assim, quem passava por ali não escapava de um comentário da Dercy virtual – havia uma câmera para filmar o público ao vivo, que transmitia o que acontecia para o ator. Foram quase 12 horas de interação. 

“Adoro a Dercy, conheço mais pela internet” disse Raul Nunes Cardoso, 15 anos, que foi ao shopping no dia da ação com a mãe e a irmã. Os três conversaram com o holograma e tiraram fotos. “É uma boa sacada. Essa rede nova tem potencial para investir e quer brigar com as outras grandes de ombro a ombro”, disse Raul. 

Além de tornar a marca conhecida, a rede brigar com as grandes. Com sede na Louisiana, nos EUA, a empresa foi comprada em 2017 pela Restaurant Brands International, controlada pelos fundos 3G Capital (dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira) e Berkshire Hathaway, do americano Warren Buffett. A RBI também controla o Burger King. 

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