Publicidade

Hyundai busca área para fábrica de trens

Empresa coreana, que participa de consórcio para o trem-bala, já esteve em Campinas e São José dos Campos

Por Renée Pereira
Atualização:

A coreana Hyundai Rotem está em busca de locais para instalar uma fábrica de trens no Brasil. A empresa faz parte do consórcio que vai disputar o Trem de Alta Velocidade (TAV), entre Campinas, São Paulo e Rio, no mês de abril. A construção da unidade, no entanto, está associada à vitória na disputa. Nesta semana, uma comitiva de dez executivos da empresa desembarcou em duas cidades de São Paulo para prospectar áreas potenciais para a unidade. A primeira delas foi São José dos Campos, na terça-feira. No dia seguinte, o grupo esteve com o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos. Eles ficaram reunidos por duas horas no gabinete do prefeito, que contou com a presença de dois secretários e um diretor de cooperação internacional. A conversa foi traduzida por um intérprete que falava português e coreano. Segundo a prefeitura, os executivos afirmaram que estão à procura de uma área de 200 mil metros quadrados (m²) para instalar a fábrica de 40 mil m². A unidade, se o consórcio coreano sair vencedor do leilão, criará entre 400 e 500 postos de trabalho com mão de obra especializada.A comitiva deverá visitar outras cidades, especialmente do Rio de Janeiro. Mas a região de Campinas pode sair na frente por causa do polo industrial ferroviário de Hortolândia. Ali estão instaladas grandes companhias, como Amsted Maxion, Bombardier e CAF. Embora participe de outros mercados no Brasil, como o fornecimento de carros para o metrô de São Paulo e Salvador, a fábrica da Hyundai Rotem produziria apenas trens de alta velocidade - a princípio, os demais produtos continuariam sendo importados como ocorre hoje. A empresa fabrica o KTX, o trem-bala coreano.A Hyundai Rotem é uma das 12 empresas coreanas que integram o consórcio que vai disputar o TAV, um empreendimento de R$ 33 bilhões. Além dessas, outras nove companhias brasileiras compõem o grupo, como CR Almeida, Constran, Engesa, UTC e SA Paulista, entre outras. Três empresas nacionais que estavam no consórcio desistiram no ano passado. São elas: Contern, construtora do Grupo Bertin, Carioca e Galvão.Leilão. O leilão do TAV estava programado para ocorrer em 16 de dezembro de 2010, mas, por pressão de várias empresas, o governo cedeu e decidiu adiar a disputa. Na ocasião, as grandes construtoras do País, como Odebrecht, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, argumentaram ter tido pouco tempo para estudar o projeto e que precisavam de mais tempo para participar do evento. Na ocasião, apenas o grupo coreano confirmou participação no leilão - afinal, vinha trabalhando no projeto havia mais de um ano. Agora, a expectativa é que o leilão conte com dois grupos, o coreano e outro formado por construtoras nacionais e fabricantes estrangeiros.No consórcio coreano, embora os estudos já estejam prontos, o grupo aproveitou o tempo a mais para se aprofundar na questão imobiliária. Eles querem usar as estações para criar grandes empreendimentos. Também estão em busca de mais sócios estratégicos, como fundos de investimentos internacionais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.