IBGE: desemprego em abril tem maior taxa desde 2007

A taxa de desemprego em abril deste ano, de 8,9%, é a maior já registrada para o mês desde abril de 2007, informou hoje o IBGE. Em igual mês do ano passado, a taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do País estava em 8,5%.

JACQUELINE FARID, Agencia Estado

21 de maio de 2009 | 10h04

Ainda segundo o IBGE, o número de trabalhadores ocupados somou 20,91 milhões em abril de 2009, o que representa uma baixa de 0,2% ante março do mesmo ano, mas aumento de 0,2% ante abril de 2009. Ambas as variações são consideradas como "estabilidade" pelo instituto. Já o número de desocupados (sem trabalho e procurando emprego) totalizou 2,046 milhões no mês passado, equivalente a uma queda de 1,7% ante mês anterior e aumento de 5% na comparação com igual mês do ano passado.

De acordo com o IBGE, o emprego formal no País voltou a crescer em abril. O número de trabalhadores empregados com carteira assinada aumentou 0,9% no mês passado ante mês anterior e subiu 2% ante abril de 2008. Por outro lado, o número de empregados sem carteira assinada (economia informal) recuou 0,7% em abril ante março e caiu 3,7% ante abril do ano passado. Houve queda também, nas duas comparações, no número de trabalhadores por conta própria (camelôs, profissionais liberais), de 1,5% ante março e de 0,5% ante abril do ano passado.

Tudo o que sabemos sobre:
empregoIBGE

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.