
13 de março de 2009 | 10h48
Já o aumento de 6% nas vendas do varejo brasileiro em janeiro de 2009 ante igual mês de 2008 foi puxado especialmente pela atividade de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que responderam por 3,4 pontos porcentuais, ou 41% da expansão total do comércio nessa base comparação.
Ainda segundo o técnico do IBGE, a massa salarial continuou em alta em janeiro deste ano, o que continuou ajudando o desempenho do varejo, sobretudo nos supermercados. Para ele, a desaceleração ou queda nos preços de alguns alimentos também contribuiu para o bom desempenho do segmento supermercadista. Além disso, Pereira afirmou que é provável que os consumidores estejam um pouco menos pessimistas no início deste ano do que no fim do ano passado.
Mesmo assim, o técnico do IBGE ressaltou que a alta de 6% nas vendas em janeiro em base anual representou a menor expansão, para o primeiro mês do ano, desde janeiro de 2004. Segundo Pereira, a base de comparação elevada - em janeiro de 2008, as vendas do varejo cresceram 11,8% - influenciou a desaceleração do crescimento em janeiro deste ano, mas houve também influência da crise. "Acredito que, sem a crise, a perda de ritmo não seria tão forte", disse.
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