IBGE: produção de bens de capital cai 0,2% em julho

A produção de bens de capital (máquinas e equipamentos) da indústria mostrou queda de 0,2% em julho em relação a junho, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com julho do ano passado, a produção de bens de capital subiu 21,1% no mês passado.

ALESSANDRA SARAIVA, Agencia Estado

31 de agosto de 2010 | 10h33

O instituto informou ainda que a produção de bens intermediários teve expansão de 0,9% em julho ante o mês anterior e avançou 11,3% na comparação com julho de 2009. Já a produção de bens de consumo cresceu 0,4% em relação a junho e subiu 3,5% na comparação com julho do ano passado.

Dentro dos bens de consumo, a produção de duráveis cresceu 0,9% em julho ante junho. Na comparação com julho do ano passado, houve alta de 2,2%. Já a produção de semiduráveis e não duráveis em julho apresentou alta de 0,3% ante junho deste ano e aumento de 3,9% ante julho de 2009.

Segundo informou hoje o instituto, a produção industrial brasileira subiu 0,40% em julho em relação a junho, na série com ajuste sazonal. Na comparação com julho do ano passado, a produção da indústria subiu 8,70%

Média móvel

O índice de média móvel trimestral do desempenho da produção industrial brasileira caiu 0,30% no trimestre encerrado em julho, de acordo com o IBGE. Na divulgação anterior, o índice de média móvel trimestral havia mostrado queda de 0,7% no trimestre encerrado em junho. O índice de média móvel trimestral é usado para mensurar tendências futuras para a evolução da produção industrial. O IBGE também revisou a taxa de variação na produção industrial de junho na comparação com maio, de queda de 1,0% para baixa de 1,1%.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.