PUBLICIDADE

IBGE: volume de serviços sobe 1,2% entre agosto e setembro

Em comparação com setembro de 2018, houve alta de 1,4%; resultado mensal é o melhor desde agosto do ano passado

Por Daniela Amorim (Broadcast)
Atualização:

RIO - O volume de serviços prestados subiu 1,2% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou nesta terça-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, o resultado foi revisto de uma queda de 0,2% para recuo de 0,1%.

Setor de serviços profissionais, administrativos e complementares registrou alta de 1,8% Foto: Marcos Bezerra/Futura Press

PUBLICIDADE

A alta de 1,2% foi a mais acentuada desde agosto de 2018, quando o setor cresceu 1,9%. Os serviços avançaram 0,8% do terceiro trimestre de 2019 ante o segundo trimestre do ano, a melhor taxa desde o primeiro trimestre de 2014, quando havia crescido 1,3%. “A alta elimina as perdas do primeiro trimestre (-0,4%) e do segundo trimestre (-0,3%)”, ressaltou Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços no IBGE. Na comparação com o terceiro trimestre do ano anterior, os serviços tiveram expansão de 0,6% no terceiro trimestre deste ano, o quinto resultado trimestral positivo consecutivo. O resultado ficou acima do teto das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que previam desde uma queda de 0,30% a um avanço de 1,10%, com mediana positiva de 0,60%. Na comparação com setembro do ano anterior, houve alta de 1,4% em setembro de 2019, já descontado o efeito da inflação. Nessa comparação, as previsões iam de queda de 0,10% a aumento de 2,70%, com mediana positiva de 0,40%. A taxa acumulada no ano foi de 0,6%. Em 12 meses, houve elevação de 0,7%. Desde outubro de 2015, o órgão divulga índices de volume no âmbito da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Antes disso, o IBGE anunciava apenas os dados da receita bruta nominal, sem tirar a influência dos preços sobre o resultado. Por esse indicador, que continua a ser divulgado, a receita nominal subiu 1,0% em setembro ante agosto. Na comparação com setembro de 2018, houve aumento na receita nominal de 4,9%.

Atividades que registraram avanço

Quatro das cinco atividades de serviços registraram avanços na passagem de agosto para setembro.Na média global, houve elevação de 1,2%. O volume de serviços prestados encolheu apenas na atividade de informação e comunicação, com queda de 1,0% em setembro ante agosto. As expansões foram:

  • serviços profissionais, administrativos e complementares (1,8%)
  • transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,6%)
  • serviços prestados às famílias (0,8%)
  • outros serviços (0,5%).

As maiores contribuições para a alta global em setembro foram dos setores de transportes e de serviços profissionais. “Dentro de transportes, foi o transporte rodoviário de carga e o aéreo de passageiros. Dentro de serviços profissionais, foi aluguel de máquinas e equipamentos e serviços de engenharia”, apontou Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços no IBGE. O agregado especial de Atividades turísticas registrou alta de 4,8% em setembro ante agosto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.