Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

IBM distribuirá software da Totvs em outros países

Empresa oferecerá sistema de gestão empresarial brasileiro na Argentina, Chile e Colômbia

Renato Cruz, O Estado de S.Paulo

17 de dezembro de 2010 | 00h00

A Totvs fechou ontem um acordo com a IBM, que distribuirá o sistema de gestão empresarial (ERP, na sigla em inglês) da empresa brasileira fora do País. O contrato tem prazo de quatro anos e a parceria começará pela Argentina, Chile e Colômbia. O modelo de distribuição é o de computação em nuvem, em que o cliente paga uma mensalidade e acessa o software pela internet, no lugar de comprá-lo e instalá-lo em seus computadores.

O objetivo é atender pequenas e médias empresas. "O acordo deve ampliar nossa participação internacional, com foco em mercados em crescimento", disse Laércio Cosentino, presidente da Totvs. "É a primeira parceria da IBM no Hemisfério Sul de ERP em cloud (nuvem)", afirmou Ricardo Pelegrini, presidente da IBM Brasil.

A IBM e sua rede de parceiros venderá o software da Totvs, como serviço, nos três países. O software será hospedado em Hortolândia, no interior de São Paulo. No Brasil, a IBM também é parceira da Totvs na hospedagem do sistema, mas não na sua comercialização. "Hortolândia é um de nossos quatro centros mundiais de serviços", ressaltou Pelegrini.

Segundo Cosentino, o acordo com a IBM deve ampliar a presença internacional da Totvs. Atualmente, as vendas externas respondem por uma fatia de 5% a 8% da receita total da companhia. "Temos presença em 23 países e, com esse acordo, entramos na fase 2 de nosso processo de internacionalização", disse o presidente da Totvs.

Ele explicou que outras empresas de ERP normalmente deixam para parceiros locais a adequação do software ao sistema tributário de outros países. "Nós não, porque consideramos a parte tributária um componente central", disse Cosentino, acrescentando que essa adequação leva tempo. "Agora estamos prontos para aumentar a velocidade da internacionalização."

As duas empresas não quiseram falar sobre as metas do acordo. "Mas nós não fizemos isso para vender meia dúzia de contratos", disse o presidente da Totvs. "O objetivo é um crescimento importante." De acordo com Cosentino, cerca de 30% dos seus contratos da Totvs já estão no modelo de computação em nuvem.

A Totvs tem 49,1% do mercado brasileiro de ERP, e 31,2% do latino-americano, sendo líder no País e na região. Ela é a sétima maior empresa de ERP do mundo, concorrendo com gigantes mundiais como a SAP e a Oracle. A Totvs tem 26,2 mil clientes.

Potencial. Segundo estudo da consultoria IDC, o mercado de ERP para pequenas e médias empresas em países emergentes movimenta US$ 1,8 bilhão ao ano, com previsão de crescimento de 9,4% até 2013.

O acordo entre Totvs e IBM também prevê a oferta da linha Cognos, da IBM, de software de inteligência de negócios, para os clientes da Totvs. O mercado brasileiro desse tipo de sistema para empresas pequenas e médias no Brasil está avaliado em US$ 88,4 milhões.

O contrato com a Totvs faz parte da estratégia da IBM de reforçar sua operação no Brasil. A empresa americana planeja abrir 22 escritórios regionais no País em três anos, chegando a 45.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.