Ibovespa descola do exterior e inicia semana em alta

A Bovespa fechou os negócios desta segunda-feira em alta, na contramão dos mercados externos, com investidores voltando às compras após o recuo acumulado pelo principal índice brasileiro de ações na semana passada.

DANIELLE ASSALVE, Reuters

24 de setembro de 2012 | 17h49

O Ibovespa subiu 0,96 por cento, a 61.909 pontos, depois de ter registrado baixa de 1,3 por cento nos cinco pregões anteriores. Esta sessão foi volátil, com o índice oscilando entre queda de 0,4 por cento e alta de 1,0 por cento.

"Depois de todos os estímulos monetários, o mercado está seguindo numa tendência um pouco mais positiva, o quadro mudou para melhor", disse Álvaro Bandeira, sócio na Órama Investimentos no Rio de Janeiro. "Ainda vamos ver volatilidade na bolsa, mas a tendência é de alta."

O giro financeiro da bolsa foi de 18,49 bilhões de reais, inflado pela Oferta Pública de Aquisição (OPA) de ações da Redecard pelo Itaú Unibanco, que movimentou 10,46 bilhões de reais nesta segunda-feira.

A petroleira OGX, do grupo de Eike Batista, subiu 5,07 por cento, a 6,63 reais, e foi a principal influência de alta para o Ibovespa. No mesmo sentido, a preferencial da Petrobras terminou o dia com alta de 1,15 por cento, a 22,96 reais.

Ainda no setor de petróleo, as ações da HRT, que não fazem parte do Ibovespa, saltaram 9,7 por cento na sessão, a 4,75 por reais. Segundo analistas do HSBC, o papel está sendo negociado abaixo do caixa e a empresa tem fortes catalisadores no curto prazo, como redução nos investimentos e possíveis mudanças na administração.

No setor de mineração, a preferencial da Vale subiu 0,38 por cento, a 36,84 reais, conseguindo se recuperar apesar da pressão da queda dos preços de minério de ferro na China.

Limitando os ganhos do Ibovespa, aparecem as ações preferenciais da siderúrgica Usiminas, com queda de 3,12 por cento, a 11,18 reais, e da Cielo, que caiu 3,45 por cento, a 57,45 reais.

Com a saída da Redecard da Bovespa --a partir de terça-feira, a participação do papel no Ibovespa será distribuída proporcionalmente entre as demais ações--, Cielo passa a ser a única operadora de cartões listada em bolsa.

No exterior, o clima de cautela prevaleceu, depois que dados desapontadores sobre a economia alemã renovaram temores de que a economia mundial continua fraca.

Em Wall Street, o índice Dow Jones caiu 0,15 por cento, enquanto o referencial da bolsa de tecnologia Nasdaq recuou 0,6 por cento. Mais cedo, o principal índice europeu de ações teve queda de 0,33 por cento.

Tudo o que sabemos sobre:
BOVESPAFECHAFINAL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.