Ibovespa tem queda semanal após forte rali recente

O principal índice acionário da Bovespa recuou nesta sexta-feira e registrou a primeira queda semanal após duas semanas seguidas de alta, com investidores embolsando parte dos ganhos recentes.

DANIELLE ASSALVE, Reuters

21 de setembro de 2012 | 17h49

O Ibovespa caiu 0,6 por cento na sessão, a 61.320 pontos. O giro financeiro da bolsa foi de 6,8 bilhões de reais. Com isso, o índice acumulou baixa de 1,26 por cento na semana, mas ainda sustentava alta de 7,5 por cento em setembro.

Após o forte rali registrado nas duas semanas anteriores, impulsionado por novas medidas de estímulo nos Estados Unidos, China e zona do euro, o mercado acionário brasileiro cedeu a alguns movimentos de realização de lucros.

Nesta sessão, a blue chips pesaram no Ibovespa. A ação preferencial da Vale caiu 2,29 por cento, a 36,70 reais, e a da Petrobras perdeu 1 por cento, a 22,70 reais. OGX teve queda de 1,10 por cento, a 6,31 reais.

"A bolsa está sem força para fazer grandes movimentos", disse o estrategista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi. "Se o mercado anda um pouco, investidores estão fazendo 'day trade' e aproveitando para realizar lucros."

Mais cedo, o Ibovespa chegou a subir 0,87 por cento na máxima intradiária, apoiada no clima um pouco mais positivo no exterior, diante de apostas de que a Espanha estaria se preparando para pedir um resgate internacional.

"O mercado comprou a ideia de que a Espanha estaria se preparando para pedir ajuda externa. Se isso acontecer de fato, dará suporte aos mercados por um período razoável", disse o economista Pedro Paulo da Silveira, da Tov Corretora.

O recuo do Ibovespa na sessão foi limitado pelo avanço da ação do frigorífico JBS, que subiu 6,38 por cento, a 6,67 reais, ampliando os ganhos da véspera, após fontes terem afirmado à Reuters que a empresa está perto de concluir a compra de ativos do frigorífico Independência.

As ações da Redecard fecharam em alta de 0,43 por cento, a 34,65 reais, no dia em que termina o prazo para habilitação para adesão à Oferta Pública de Aquisição (OPA) de compra de ações da companhia em circulação no mercado pelo Itaú Unibanco.

Em Wall Street, o índice Dow Jones também inverteu o sinal e fechou em leve queda de 0,13 por cento. Mais cedo, o principal índice europeu de ações fechou em alta de 0,4 por cento.

(Por Danielle Assalve)

Tudo o que sabemos sobre:
BOVESPAFECHAFINAL*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.