carteira

As ações mais recomendadas para dezembro, segundo 10 corretoras

Idec alerta para riscos do alto endividamento

Usar o crédito com consciência é uma bandeira dos órgãos de defesa do consumidor. Para reafirmar o tema, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) promove amanhã um seminário gratuito para orientar os consumidores sobre o risco de superendividamento.

O Estado de S.Paulo

26 de março de 2012 | 03h03

A intenção do evento também é ajudar, caso a caso, na identificação de cobranças e práticas abusivas, "usualmente cometidas pelos bancos", na avaliação do Idec.

Cartilhas com o título "Venda responsável de produtos e serviços financeiros", que tratam das tarifas cobradas pelos bancos e fala sobre as características dos principais produtos oferecidos por eles, também serão distribuídas aos participantes.

O setor financeiro está entre os segmentos empresariais que mais desrespeitam os direitos dos consumidores brasileiros. A constatação aparece tanto na listagem de reclamações do Procon-SP quanto no ranking de 2011 do Idec.

O instituto, além de considerar as reclamações registradas, leva em consideração o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec)./ R.S.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.