IGP-M tem em setembro primeira alta em 6 meses, aponta FGV

Indicador, utilizado no cálculo dos preços do aluguel, sobe 0,42%, após registrar deflação de 0,36% em agosto

ALESSANDRA SARAIVA, Agencia Estado

29 de setembro de 2009 | 08h53

Depois de seis meses consecutivos, o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) saiu do terreno negativo e voltou a apresentar elevação. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o IGP-M subiu 0,42% em setembro, após registrar deflação de 0,36% em agosto. A FGV anunciou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M de setembro. O IGP-M é muito usado para cálculo de reajustes nos preços de aluguel.

Veja também:

especial Entenda os principais índices

 

O Índice de Preços por Atacado (IPA) subiu 0,53% este mês, ante queda de 0,61% apurada no mês passado. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) acelerou para 0,28% em setembro, ante alta de 0,16% em agosto. Já o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC) registrou avanço de 0,07%, ante leve alta de 0,01%, na mesma base de comparação.

Até setembro, o IGP-M acumula deflação de 1,61% no ano e de 0,40% nos últimos 12 meses. O IGP-M é muito usado para cálculo de reajustes nos preços de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do indicador deste mês foi do dia 21 de agosto a 20 de setembro.

Tudo o que sabemos sobre:
inflaçãoFGVIGP-M

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.