Imposto de Renda 2021: Valores de passagens aéreas e seguro-viagem devem ser declarados?

Por não serem passíveis de dedução, esses gastos não têm obrigatoriedade de serem declarados à Receita, diz especialista

Publicidade

PUBLICIDADE

Por Maiara Santiago
3 min de leitura

Na hora de declarar o Imposto de Renda, é muito comum o contribuinte não conseguir discernir entre o que realmente precisa ou não ser declarado à Receita Federal. Esse é o caso dos valores gastos com passagens aéreas e seguro-viagem, por exemplo, que também não são passíveis de dedução.

Gastos com passagens e despesas feitas no exterior não precisam ser declaradas. Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Leia também

Entenda mais sobre o tema abaixo:

É obrigatório declarar passagens aéreas e seguro-viagem?

"Não há obrigatoriedade de declarar esse tipo de gasto", explica Bruno Giannella, diretor da área de consultoria trabalhista, previdenciária e de recursos humanos da Mazars do Brasil. 

É possível obter algum tipo de dedução por meio da declaração de passagens aéreas e seguro-viagem?

Também não. Por não terem a sua declaração como obrigatória, os gastos com passagens aéreas e seguro-viagem também não são passíveis de dedução." Por conta disso, e da falta de obrigatoriedade, é incomum vermos esse tipo de pagamento sendo declarado", diz.

Continua após a publicidade

O reembolso de alguma passagem ou mesmo do seguro-viagem, precisa ser declarado?

O reembolso em si dos valores gastos com passagens e seguro-viagem também não precisam ser declarados, mas a disponibilidade financeira, sim. "Se o valor do reembolso ficar disponível em sua conta corrente, o saldo da conta deve ser declarado", explica Gianella.

  • Caso o contribuinte queira, mesmo assim, declarar o reembolso de uma passagem ou seguro-viagem, ele pode utilizar a opção "Rendimentos Isentos e Não-Tributáveis”, localizada no menu esquerdo da declaração, seguido de "Novo" e, no tipo de rendimento, selecionar a opção "Outros".

Aprenda como declarar reembolsos à Receita Federal. Foto: Reprodução

  • Já para declarar o saldo bancário, o contribuinte deverá ir em "Bens e direitos", seguido de "Novo". No campo de busca, basta selecionar o tipo de conta, como poupança ou corrente.

Aprenda como declarar conta corrente ou poupança à Receita Federal. Foto: Reprodução

No caso de viagens feitas ao exterior, é obrigatório declarar os valores gastos lá fora?

Continua após a publicidade

Depende. Segundo Gianella, "se houver saldo da moeda estrangeira ao final do exercício, ele deverá ser declarado." 

  • Para tal, basta ir na opção "Bens e direitos", também no menu esquerdo do programa do Imposto de Renda 2021, seguido de "Novo" e digitar "Dinheiro em espécie - moeda estrangeira".

Aprenda como declarar moeda estrangeira à Receita Federal. Foto: Reprodução

No entanto, o especialista explica que gastos no exterior, exceto com saúde e educação, por exemplo, não são passíveis de dedução, por isso, também não precisam ser declarados, independentemente de terem sido no cartão ou em dinheiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.