PUBLICIDADE

Imposto em produto para ceia de Natal ultrapassa 57%

Levantamento feito pela consultoria BDO mostra que brasileiro pode pagar mais da metade do valor do produto em tributos

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Faltando duas semanas para o Natal, os brasileiros já começaram a abastecer a despensa com alimentos e bebidas. Mas apesar do esforço de algumas famílias em pesquisar preços para economizar, não dá para escapar dos altos índices de imposto nos produtos mais comercializados nessa época do ano.

Além dos alimentos, os itens de decoração para o Natal têm altas taxas de imposto. Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

Segundo um levantamento feito pela empresa de consultoria e auditoria BDO, o porcentual de tributos que compõem a ceia de Natal pode ultrapassar 57%. De acordo com o diretor da área de tributos da BDO, Valmir Oliveira, o valor dos produtos pode ter incidência de ICMS, PIS, COFINS e IPI, sendo que esses tributos já estão entre os mais altos do mundo.

++Apesar de alta tributação, Estado brasileiro reduz pouco as desigualdades, diz estudo

O espumante nacional tem impostos de 57,90%. Já os alimentos da categoria de peru, chester e pernil ficam com 25,41% de imposto. Para o panetone, consumido não apenas na ceia, 21,25% do valor é composto por tributos, enquanto as nozes têm 18% de imposto.

++SOS Natal: tudo o que precisa saber para preparar as festas de fim de ano

Decoração. Os artigos de decoração apresentam alíquotas ainda maiores que os alimentos. Conforme o levantamento da BDO, os brasileiros pagam 47,25% de imposto nos enfeites de Natal e 47,25% nas luzes e árvores de Natal.

Em entrevista recente ao Estadão, o especialista o especialista Luiz Correia, da Planejar, explicou como se preparar para as despesas com as festas de fim de ano.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.