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Inadimplência com cheque cai 22% em outubro

Dados apurados pela Telecheque registraram uma queda de 22% no mês de outubro na inadimplência com cheques em São Paulo.

Por Agencia Estado
Atualização:

A inadimplência com cheques em São Paulo apresentou uma queda de 22% no mês de outubro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Telecheque, empresa que administra informações sobre risco de crédito com cheque. Se comparado a setembro deste ano, a redução na inadimplência com cheques foi de 3,26%. De acordo com a pesquisa, 97,46% dos consumidores paulista honraram com os seus compromissos pagos com cheques no mês passado. A Telecheque apurou também que os negócios com cheques à vista representaram um volume de 34,32% sobre o montante emitido no mês passado, enquanto que os pré-datados representaram 65,68%. Em toda região Sudeste o índice de inadimplência em outubro foi de 2,51%. Como limpar o nome Para os inadimplentes, limpar o nome do cadastro de restrição ao crédito não é uma tarefa fácil, principalmente quando o consumidor tem problemas com cheques sem fundos. O cheque sem fundo é aquele que é apresentado duas vezes à instituição financeira para compensação ou saque sem que se tenha saldo suficiente na conta corrente para o pagamento. Se o consumidor emitir um cheque sem fundos, o seu nome vai para a lista negra do cadastro de emitentes de cheques sem fundo do Banco Central (CCF) e da Serasa. Para retirar o nome do cadastro CCF e da lista de devedores do Serasa, o consumidor deve seguir os seguintes passos: - Procurar a agência bancária da qual é cliente e se apresentar como cliente que teve uma ocorrência de cheque sem fundos. - Solicitar ao seu banco todas informações sobre o número, valor e data do cheque que foi apresentado duas vezes sem saldo na conta corrente. - Em seguida, deve verificar nos canhotos de seus talões de cheque a quem foi emitido o cheque devolvido. O consumidor deve procurar a pessoa ou empresa que esteja com o cheque em mãos para regularizar o seu débito e recuperar o cheque. Se não conseguir localizar o portador do cheque, não há o que fazer. - Com o cheque em mãos, deve preparar uma carta, conforme orientação do gerente da sua conta bancária. Depois, juntar a carta ao original do cheque recuperado, recolher as taxas de devolução do cheque e protocolar uma cópia destes documentos para regularizar a situação no Banco Central. - Para estar ciente que a sua situação está regularizada junto ao CCF, o consumidor deve exigir o protocolo de comunicação de regularização, que o banco do qual é cliente envia para o Banco do Brasil (BB). O Banco do Brasil é o encarregado pelo Banco Central de processar e atualizar o arquivo do CCF. - Após realizar todos esses passos, o consumidor tem seu nome excluído até o último dia da quinzena subseqüente ao pagamento da dívida. - O Banco Central repassará automaticamente seus dados ao sistema do Serasa que, por sua vez, vai liberar o nome junto à empresas e instituições que concedam crédito. Serasa tem serviço de orientação A Serasa oferece um serviço de orientação completa para quem está com problemas de cheque sem fundo no mercado, título protestado, anotação de ação judicial ou de dívida vencida. Conhecido como Serviço Gratuito de Orientação ao Cidadão, o serviço pode ser encontrado nas instalações do Serasa nas capitais e principais cidades do Brasil ou no site da instituição: www.serasa.com.br. Para efetuar a consulta nas instalações do Serasa de sua cidade, o consumidor deve levar RG ou carteira profissional e o Cadastro de Pessoa Físicas

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