Coluna

Thiago de Aragão: China traça 6 estratégias para pós-covid que afetam EUA e Brasil

Inadimplência no crédito para compra de veículo bate recorde

Segundo o Banco Central, inadimplência média nessas operações atingiu 5,7% em março, depois de registrar 5,5% em fevereiro

Adriana Fernandes e Fernando Nakagawa, da Agência Estado,

25 de abril de 2012 | 11h21

A inadimplência média nas operações de crédito para aquisição de veículos voltou a bater recorde em março e atingiu 5,7%, segundo dados divulgados pelo Banco Central. Em fevereiro, a inadimplência dos empréstimos para compra de veículos já havia batido recorde e estava em 5,5%. Na passagem de fevereiro para março, a taxa de inadimplência subiu mais 0,2 ponto porcentual.

No trimestre, a inadimplência de veículos atingiu uma expansão de 0,7 ponto porcentual, subindo de 5% ao final de dezembro para 5,7% em março. Em 12 meses até março, a inadimplência de veículos teve uma alta de 2,7 pontos porcentuais, saltando de 3% para 5,7%.

A inadimplência de veículos tem sido acompanhada com lupa pelo mercado financeiro porque é um indicador da sustentabilidade da oferta de crédito no País.

Crédito para veículos

O estoque de crédito para a compra de veículos não apresentou alteração no mês passado. Dados mostram que o total de financiamentos concedidos oscilou ligeiramente de R$ 201,210 bilhões em fevereiro para R$ 201,305 bilhões em março.

No primeiro trimestre de 2012, a carteira para o crédito de veículos acumula ligeira expansão de 0,2%. Nos últimos 12 meses até março, o volume dessas operações cresceu 6%.

Tudo o que sabemos sobre:
carroinadimplênciacréditoveículo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.