PUBLICIDADE

Índia eleva taxas de juro em 0,25 ponto para conter inflação

Estímulos dados para ajudar na recuperação da crise estão provocando elevação dos preços

Por Danielle Chaves e da Agência Estado
Atualização:

O banco central da Índia elevou as taxas de juros e enxugou mais recursos do sistema bancário, retirando parte do estímulo monetário que deu impulso à recuperação econômica, mas agora está provocando inflação.

 

PUBLICIDADE

O Banco da Reserva da Índia (RBI, na sigla em inglês) elevou a taxa de recompra, ou a taxa que cobra para fazer empréstimos para bancos no overnight, em 0,25 ponto porcentual, para 5,25%, e a taxa de recompra reversa, ou a sua principal taxa de tomada de empréstimo, também em 0,25 ponto porcentual, para 3,75%, com efeito imediato.

 

O banco central também enxugou 125 bilhões de rupias (US$ 2,8 bilhões) em excesso de liquidez do sistema bancário, ao elevar o compulsório dos bancos em 0,25% ponto porcentual, para 6,00%.

O aperto monetário ficou em linha com o consenso do mercado, embora menos agressivo do que alguns economistas esperavam, mostrando que o RBI está equilibrando a necessidade de combater o aumento da inflação ao mesmo tempo que garante que não haja prejuízos à recuperação econômica.

 

Dez dos 15 economistas ouvidos pela Dow Jones esperavam que o RBI elevasse as taxas de juros em 0,25 ponto porcentual. Os outros cinco economistas esperavam uma resposta mais forte, projetando alta de 0,50 ponto porcentual nas duas taxas. Segundo a pesquisa da agência, 11 economistas entrevistados previam que o banco central elevasse o compulsório bancário em entre 0,25 ponto porcentual e 0,50 ponto porcentual. As informações são da Dow Jones.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.