Índia terá nova reunião sobre seca; novas previsões nesta semana

O centro meteorológico da Índia deve emitir uma previsão revisada para as chuvas de monção nesta semana, e os ministros do país vão se reunir novamente para discutir a seca, após uma revisão sobre as áreas afetadas, disse nesta terça-feira Sharad Pawar, ministro da Agricultura do país.

Reuters

31 de julho de 2012 | 12h58

A temporada de chuvas de monção --que se estende entre os meses de junho e setembro e é a maior fonte de irrigação de 55 por cento das áreas agrícolas da Índia--, tem estado 20 por cento abaixo da média até agora, desencadeando preocupações de uma possível produção fraca e uma maior inflação nos preços dos alimentos.

Pawar disse que o país possui sementes adequadas para implementar planos de contingência para ainda menos chuvas e estoques de alimentos mais que suficientes para atender às exigências.

Ele falou após presidir uma reunião do grupo de ministros, Empowered Group of Ministers (EGoM, na sigla em inglês), sobre a seca nesta terça-feira, após a primeira forte chuva da temporada de monções atingir a cidade de Nova Délhi, causando blecautes.

A reunião de ministros para tratar de seca foi a primeira desde 2009, quando ocorreu a temporada de monções mais seca no país em quase 4 décadas. Aquela seca forçou a Índia e importar açúcar a taxas exorbitantes e elevou os preços de referência em Nova York para recordes.

(Reportagem de Mayank Bhardwaj e Ratnajyoti Dutta)

Tudo o que sabemos sobre:
COMMODSSECAINDIA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.