Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Índice europeu de ações fecha no menor nível em 5 semanas

O principal índice das ações europeias atingiu o menor nível em cinco semanas e passou a registrar perdas em 2011, após a piora da nota da Grécia e a revisão da perspectiva da Itália por agências de risco aumentarem a preocupação sobre a dívida da zona do euro.

REUTERS

23 de maio de 2011 | 13h14

O índice FTSEurofirst 300 caiu 1,6 por cento, para 1.117 pontos, no menor patamar desde meados de abril. O índice agora registra queda de 0,3 por cento no ano.

O índice Euro STOXX 50 de volatilidade, um dos principais termômetros do sentimento do mercado, disparou 11 por cento, indicando uma queda do apetite por ações.

"Simplesmente há pouquíssimos motivos para comprar neste mercado. As pessoas estão usando esses fatores como uma desculpa para vender. Vai ser um verão bem volátil (no Hemisfério Norte) e acho que já vimos as máximas, pelo menos para os próximos meses", disse um operador em Londres.

A agência Standard & Poor's reduziu no sábado a perspectiva da dívida da Itália para "negativa", citando a fraca projeção de crescimento da economia e as menores possibilidades de o país reduzir sua dívida. A notícia aconteceu um dia depois da Fitch cortar a nota da Grécia.

As ações do setor automobilístico estiveram entre as maiores quedas, com o índice setorial em baixa de 2,9 por cento, em meio à preocupação sobre a demanda global por veículos após dados decepcionantes nos EUA e na Europa.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em queda de 1,89 por cento, a 5.835 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 2,0 por cento, para 7.121 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 recuou 2,1 por cento, a 3.906 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib encerrou em baixa de 3,32 por cento, a 20.532 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou perda de 1,41 por cento, a 10.082 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve desvalorização de 1,15 por cento, aos 7.600 pontos.

(Reportagem de Atul Prakash)

Tudo o que sabemos sobre:
BOLSAEUROPAFECHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.