Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Índice europeu de ações sobe com fraco volume de negócios

O principal índice de ações da Europa fechou a segunda-feira em alta, com a Sanofi Aventis impulsionando o setor farmacêutico após vencer um contrato nos Estados Unidos. Analistas também interpretaram positivamente os dados de uma pesquisa sobre a confiança do consumidor alemão.

BRIAN GORMAN, REUTERS

25 de maio de 2009 | 14h02

O índice FTSEurofirst 300 avançou 0,2 por cento, para 857 pontos, depois de duas sessões de perdas. Mas o volume de negócios foi baixo devido a um feriado que manteve fechado o mercado britânico.

Leituras mais fracas que o esperado do setor empresarial da Alemanha sugeriram que as companhias do país continuam enfrentando dificuldades. O instituto de pesquisa Ifo informou que o índice de confiança do empresário alemão atingiu 84,2 em maio, abaixo das expectativas de 85,0.

A leitura sobre as condições atuais ficou em 82,5, também inferior em relação à estimativa de 84,0, mas o componente de expectativas subiu pelo quinto mês consecutivo, para 85,9 em maio.

"O que podemos destacar hoje é que as expectativas do índice Ifo subiram pelo quinto mês consecutivo, e isso mostra que a tendência de melhora do sentimento econômico está intacta", disse Tammo Greetfeld, estrategista de ações do Unicredit Group, em Munique.

A Sanofi-Aventis subiu quase 2 por cento após ter recebido uma encomenda do governo norte-americano para produzir uma nova vacina contra o vírus H1N1. A Roche também registrou valorização.

Mas a Porsche recuou depois que a montadora confirmou notícias publicadas na mídia de que recebeu um empréstimo de 700 milhões de euros (979,7 milhões de dólares) da Volkswagen.

Os mercados de Wall Street permaneceram fechados devido ao feriado norte-americano do Memorial Day.

Tudo o que sabemos sobre:
BOLSAEUROPAFECHAATUALIZA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.