Índice europeu de ações termina em queda antes de Fed

O principal índice das ações europeias fechou em queda nesta quarta-feira e com baixo volume, na medida em que preocupações com o crescimento global abateram ações sensíveis a ciclos econômicos.

REUTERS

21 de setembro de 2011 | 16h28

A sessão foi volátil, antes da divulgação do resultado da reunião do Federal Reserve (banco central europeu), que deve ter discutido novos estímulos econômicos.

O FTSEurofirst 300 caiu 1,72 por cento, para 918 pontos, segundo dados preliminares.

Os setores automobilístico, químico e de matérias primas estiveram entre os mais golpeados. A empresa alemã Wacker Chemie liderou as perdas na região ao despencar 8,4 por cento, conforme o DZ Bank citou uma fraca perspectiva para a ação, sensível às turbulências econômicas.

A queda perto do final da sessão foi "mais uma evidência do pessimismo geral do mercado, embora a escala das vendas esteja surpreendendo", disse um operador de Londres.

Espera-se que o encontro do Fed resulte em novos esforços para revigorar a economia. No entanto, não há expectativa de que a autoridade monetária amplie seu balanço do mesmo modo que fez durante a segunda rodada de compra de ativos do governo norte-americano do ano passado, que levou os mercados de ações a fortes altas.

Derrubar as taxas de juros de longo prazo para impulsionar o investimento corporativo ou refinanciar o setor de hipotecas são dois possíveis modos de ajudar a economia, embora um novo estímulo nos moldes do "quantitative easing" não seja descartado, afirmou o chefe do departamento de ações da Natixis Asset Management, Wilfrid Pham.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 1,4 por cento, a 5.288 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 2,47 por cento, para 5.433 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,62 por cento, a 2.935 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,65 por cento, para 14.119 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 retrocedeu 1,82 por cento, a 8.210 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 encerrou em alta de 0,38 por cento, para 6.096 pontos.

(Reportagem de Simon Jessop)

Tudo o que sabemos sobre:
BOLSAEUROPAFECHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.