R$ 1,57 bi

E-Investidor: Tesouro Direto atrai mais jovens e bate recorde de captação

Índice fecha em alta pela 5a sessão seguida

Os principal índice de ações do mercado europeu terminou em alta pela quinta sessão consecutiva nesta quarta-feira, após dados econômicos positivos terem estimulado o otimismo dos investidores em relação à Wall Street.

REUTERS

25 de março de 2009 | 14h36

O indicador FTSEurofirst 300, referência das principais ações europeias, avançou de 0,42 por cento, para 743,94 pontos, tendo atingido 732 pontos mais cedo.

As companhias do setor de petróleo registraram ganhos. Total, BP, Royal Dutch Shell, Repsol e Statoil subiram entre 1 e 1,8 por cento.

"Já era tempo de termos algumas notícias boas", disse Mike Lenhoff, estrategista-chefe e diretor de pesquisa da Brewin Dolphin Securities, em Londres. "Isso significa que está tudo acontecendo ao mesmo tempo? Longe disso, mas pelo menos é uma pausa na série monótona de notícias ruins."

As encomendas de bens duráveis nos Estados Unidos cresceram em fevereiro pela primeira vez em sete meses e as vendas de novas moradias também se recuperaram, mostraram dados do governo nesta quarta-feira, sugerindo que o declínio econômico possa estar diminuindo um pouco.

A petrolífera italiana Eni saltou 4,2 por cento após fontes da indústria terem dito que a Gazprom, da Rússia, emprestará capital de bancos estatais para financiar a recompra de mais 4 bilhões de dólares da fatia de 20 por cento da Eni em seu braço de petróleo, Gazprom Neft, no começo de abril.

Farmacêuticas também se valorizaram. GlaxoSmithKline e AstraZeneca tiveram alta de 2,8 e 0,1 por cento, respectivamente.

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,29 por cento, a 3.900 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX ganhou 0,86 por cento, para 4.223 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 subiu 0,66 por cento, para 2.893 pontos.

Em MILÃO, o índice Mibtel encerrou em alta de 2,82 por cento, a 13.068 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou valorização de 1,04 por cento, para 8.072 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 avançou de 0,34 por cento, a 6.236 pontos.

Tudo o que sabemos sobre:
BOLSAEUROPAFECHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.