Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Índices asiáticos fecham em queda por preocupação com Europa

As bolsas de valores asiáticas fecharam em queda nesta quarta-feira, refletindo a fraqueza de Wall Street, com a alta das commodities sendo ofuscada por preocupações sobre a perspectiva econômica dos Estados Unidos e a crise de dívida da zona do euro.

REUTERS

25 de maio de 2011 | 07h59

As opções da Europa para evitar uma moratória da dívida da Grécia parecem estar diminuindo rapidamente, gerando temor de uma reação em cadeia que contagie outros países altamente endividados do bloco monetário.

"A preocupação com a Espanha e a Itália pode ser exagerada, mas a questão da Grécia não vai embora e, se a Grécia reestruturar, pode abrir a porta para Irlanda e Portugal", disse Brian Dolan, estrategista-chefe da Forex.com.

Uma moratória grega prejudicaria outros Estados da zona do euro e podem levar os ratings de Portugal e Irlanda para grau especulativo, disse a Moody's na terça-feira, alertando que classificaria a maioria das formas de reestruturação como calote.

Com os investidores reduzindo a exposição a ativos de maior risco, o índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,34 por cento às 7h51 (horário de Brasília). Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou em queda de 0,6 por cento.

O índice de Seul caiu 1,26 por cento. Em Hong Kong, o mercado teve ligeira alta de 0,07 por cento e a bolsa de Taiwan retrocedeu 0,34 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,91 por cento. Cingapura encerrou em alta de 0,18 por cento e Sydney fechou em baixa de 0,95 por cento.

(Por Sugita Katyal)

Tudo o que sabemos sobre:
BOLSAASIAFECHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.