Renda extra

Fabrizio Gueratto: 8 maneiras de ganhar até R$ 4 mil por mês

Índices de bolsas asiáticas sobem por commodities em alta

A expectativa de um retorno da tendência de alta das commodities deu impulso à maioria das bolsas de valores asiáticas nesta quinta-feira, com valorização nos setores de energia e matérias-primas.

REUTERS

19 de maio de 2011 | 08h08

Porém, em Tóquio, o índice Nikkei caiu 0,43 por cento, com companhias de tecnologia revertendo os ganhos de mais cedo e pressionando o mercado em geral. Dados mostraram que a economia do Japão encolheu 0,9 por cento de janeiro a março deste ano em relação ao trimestre anterior, o segundo trimestre consecutivo de contração.

O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,39 por cento às 8h (horário de Brasília), tendo avançado 1 por cento após a mínima em seis semanas atingida na terça-feira.

Os setores de energia e recursos naturais tiveram o melhor desempenho, com as commodities registrando a maior alta em dois meses. O índice de recursos naturais na Ásia com exceção do Japão teve o segundo maior ganho do ano entre todos os setores, mas ficou bem atrás do setor de bens de consumo.

A Austrália, uma das economias mais sensíveis aos preços das commodities na região, viu seu índice de ações subir 1,34 por cento.

Mineradoras listadas em Sydney foram vendidas em excesso quando as commodities desabaram, há duas semanas, e ações de companhias como a BHP e a Rio Tinto estão baratas, segundo operadores e analistas.

A BHP e a Rio Tinto ganharam 1,2 e 1,3 por cento, respectivamente, em meio a um modesto volume de negócios.

O índice de Seul caiu 1,89 por cento. Em Hong Kong, o mercado subiu 0,66 por cento e a bolsa de Taiwan recuou 0,58 por cento, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,46 por cento. Cingapura encerrou em alta de 1 por cento.

(Por Kevin Plumberg)

Tudo o que sabemos sobre:
BOLSAASIAFECHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.