PUBLICIDADE

Indústria cria 66 mil empregos entre dezembro e janeiro

Por Daniela Amorim (Broadcast) e da Agência Estado
Atualização:

RIO - A indústria criou 66 mil postos de trabalho na passagem de dezembro para janeiro, o que representa uma alta de 1,9% na população ocupada no segmento, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 20. Em relação a janeiro de 2013, entretanto, houve queda de 3,0%, equivalente a uma redução de 110 mil vagas.

PUBLICIDADE

No comércio, houve dispensa de 105 mil trabalhadores em janeiro ante dezembro, uma queda de 2,3% no número de vagas. Na comparação com janeiro de 2013, o setor registrou recuo de 0,5%, ou 22 mil empregados a menos. Na construção, o pessoal ocupado caiu 1,7% em base mensal, 30 mil trabalhadores a menos. Em relação a janeiro do ano passado, houve alta de 1,3% no número de vagas, 22 mil empregados a mais.

No segmento de serviços prestados a empresas, houve queda de 2,2% na população ocupada em janeiro ante dezembro, 82 mil funcionários a menos. Na comparação com janeiro do ano passado, a população ocupada recuou 0,8%, menos 30 mil trabalhadores. No segmento de educação, saúde e administração pública, o número de ocupados caiu 2,7%, 108 mil vagas a menos em janeiro ante dezembro. Em relação a janeiro de 2013, houve aumento de 2,7%, 101 mil vagas a mais.

Nos serviços domésticos, a população ocupada se manteve estável (0,0%) na passagem de dezembro para janeiro. Em relação a janeiro do ano passado, houve recuo de 2,9%, menos 41 mil trabalhadores. O segmento de outros serviços registrou aumento de 0,4% no número de funcionários na passagem de dezembro para janeiro, 18 mil vagas a mais. Em relação a janeiro do ano passado, houve crescimento de 0,5% no número de vagas, 22 mil postos a mais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.