Indústria reduz investimentos em 28% este ano

A indústria reduziu em 28% seus investimentos em 2012, revelou a Sondagem de Investimentos da Indústria, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), porcentual maior do que o registrado em 2011 (20%). Mesmo assim, a indústria de transformação guarda expectativas positivas para 2013.

FERNANDA NUNES / RIO , O Estado de S.Paulo

14 de dezembro de 2012 | 02h06

Metade das 936 empresas ouvidas na pesquisa planeja aumento de investimentos, enquanto apenas 15% prevê redução. "Não haverá um surto de investimento em modernização. O que leva ao investimento é o esgotamento da capacidade e a confiança de que a economia vai crescer", ressaltou o economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV) Aloísio Campelo.

Segundo a FGV, apesar das perspectivas favoráveis, o setor informou que deverá contratar menos no próximo ano. A parcela de empresas que prevê contratar diminuiu de 36% para 32% na comparação do fim de 2011 com o cenário atual. A avaliação de Campelo é que a indústria vai aproveitar a mão de obra retida em 2012 para crescer.

Um avanço maior do investimento privado no próximo ano dependerá, segundo os técnicos da FGV, diretamente da expansão do investimento público, o que não está acontecendo. "O ano de 2011 já havia sido muito ruim em investimento do governo. O que assusta é que 2012 foi pior ainda. A gente vem de dois anos de investimento público patinando", disse a economista Silvia Matos. O gasto do governo em infraestrutura recuou de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2011, para 2% neste ano. "Investir menos do que 2% significa depreciar o estoque de infraestrutura", afirmou.

A FGV trabalha com uma projeção da taxa de investimento de 18,5% em 2012. Já a Formação Bruta de Capital Fixo, rubrica usada para identificar o investimento, deve passar de queda de 4,4% neste ano para alta de 6,4% em 2013.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.