Inflação do aluguel sobe para 0,79% este mês

IGP-M de janeiro foi puxado pela alta dos alimentos no atacado e pela pressão da educação e ônibus no varejo

Márcia De Chiara, O Estado de S.Paulo

29 de janeiro de 2011 | 00h00

Puxada pelos preços no atacado, especialmente por alimentos, a inflação do aluguel voltou a se acelerar em janeiro. O Índice Geral de Preços- Mercado (IGP-M), apurado pela FGV, atingiu 0,79% este mês e subiu 0,10 ponto porcentual na comparação com dezembro. Em 12 meses, o indicador continuou a trajetória de alta e acumulou um aumento de 11,5% ante 11,32% em dezembro.

Apesar de o IGP-M de janeiro ter superado o resultado de dezembro e de janeiro de 2010 (0,63%), o coordenador de análises econômicas da FGV, Salomão Quadros, diz que a tendência é de o indicador, acumulado em 12 meses até fevereiro, desacelerar. "Não há razões para que o IGP-M do mês que vem chegue a 1,18%, resultado registrado em fevereiro de 2010", diz . De toda forma, ele não considera que o IGP-M de fevereiro fique muito distante do obtido este mês.

Entre os fatores que, na opinião do economista, vão ajudar a atenuar a alta de preços no mês que vem, estão as menores pressões da educação e dos transportes exercidas neste mês no Índice de Preços ao Consumidor- Mercado (IPC-M).

O IPC-M, que responde por 30% do IGP-M, subiu 1,08% este mês, após ter aumentado 0,92% em dezembro. O resultado do IPC-M de janeiro foi o maior desde janeiro de 2010 (1%). Nas contas de Quadros, apenas dois itens, cursos formais e ônibus urbano, responderam por 35% da alta do IPC-M no período. A perspectiva é que boa parte do impacto dessa alta seja absorvida no índice de janeiro, dando um respiro para a inflação de fevereiro. Além disso, já há sinais de recuo de preços importantes no atacado, como o da carne (-5,17%) , que vão repercutir no varejo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.