Inflação em 2013 pode ficar abaixo de 2012, diz Fazenda

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, afirmou nesta sexta-feira, 28, que um IPCA em 2013 abaixo dos 5,84% de 2012 é uma possibilidade e o governo está trabalhando com isso. Holland disse que o preço de vários alimentos está em queda, como, por exemplo, os itens da cesta básica, que foram desonerados.

RENATA VERÍSSIMO, EDUARDO RODRIGUES E EDUARDO CUCOLO, Agencia Estado

28 de junho de 2013 | 19h26

Citou ainda um recuo de preços de bens duráveis e não duráveis. "Esperamos que a inflação chegue na meta no médio prazo, como é no regime de metas quando temos um quadro de choque de oferta. A inflação tem estado nos últimos dez anos controlada e dentro dos intervalos de tolerância estabelecido", afirmou. "Por vários trimestres, a inflação de alimentos chegou a mais de 50% do IPCA," acrescentou.

Holland acrescentou que a taxa de transferência das variações do câmbio para a inflação no Brasil tem sido cada vez menor. "Você teve uma revisão na paridade atual, mas não sabemos exatamente para onde vai. Temos de acompanhar um pouco mais."

Linha branca

Holland disse ainda que o aumento do IPI para linha branca e móveis é uma recomposição parcial das alíquotas e que há o compromisso do setor de não repassar esse aumento para os preço. "Por isso, não esperamos mudança no cenário de inflação por conta do aumento de IPI." O secretário afirmou que o governo está buscando um crescimento do investimento, mas não se comprometeu com um porcentual para este ano.

Tudo o que sabemos sobre:
FazendaIPCA2013

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.