PUBLICIDADE

Publicidade

Inflação mensal gira em nível compatível com meta do governo, diz Tombini

Segundo o presidente do Banco Central,  a média mensal da inflação nos últimos cinco meses é de 0,34%, o que dá um índice anualizado de 4,11%

Foto do author Adriana Fernandes
Por Adriana Fernandes , Fernando Nakagawa e da Agência Estado
Atualização:

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, destacou, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que a inflação mensal medida pelo IPCA já gira em torno do centro da meta do governo, de 4,5%. Segundo ele, a média mensal da inflação nos últimos cinco meses é de 0,34%. "Isso já dá uma inflação anualizada de 4,11%", indicou o presidente do BC.

PUBLICIDADE

Durante a audiência na CAE, Tombini defendeu a estratégia de política monetária adotada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que reduziu os juros em 0,50 ponto porcentual na última reunião. Para justificar a decisão, ele destacou que os efeitos do processo de alta dos juros ainda não foram plenamente absorvidos pela economia. "Mas são claros os sinais de moderação da demanda e de recuo da inflação corrente, compatíveis com a meta", afirmou.

Segundo ele, além dos índices de inflação já estarem em patamares compatíveis com o centro da meta, a inflação em 12 meses começa a retroceder a partir do 4% trimestre deste não. "Veremos queda logo, logo (inflação)", disse. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.