PUBLICIDADE

Inflação no Reino Unido sobe mais de um ponto acima da meta

Preços para o consumidor no país sobem 3,2% em fevereiro, o índice mais alto desde novembro de 2008

Por Nathália Ferreira
Atualização:

A inflação ao consumidor no Reino Unido acelerou em base anual em fevereiro, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas, surpreendendo economistas e obrigando o presidente do Banco da Inglaterra, Mervyn King, a enviar uma carta de explicação ao Tesouro britânico, uma vez que a taxa ficou mais de um ponto porcentual acima da meta de 2,0%. O índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 0,9% em fevereiro ante janeiro e saltou 3,2% ante fevereiro do ano passado. A inflação de 3,2% é a mais alta desde novembro de 2008.

Veja também:

Déficit em conta sobe mais do que o esperado na zona do euro

PUBLICIDADE

 

Em janeiro, o CPI havia recuado 0,7% ante dezembro e subido 3,0% na base anual. Economistas esperavam que os preços em fevereiro avançassem 0,2% no mês e 2,5% na base anual.

Excluindo alimentos, energia, bebidas alcoólicas e tabaco, o núcleo do CPI subiu 0,7% em fevereiro ante janeiro e 1,6% na comparação anual.Separadamente, o índice de preços no varejo (RPI, na sigla em inglês), medida mais ampla das pressões de preços, subiu 0,6% em fevereiro ante janeiro e ficou estável na comparação anual - a menor leitura desde 1960.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.