ING vai pagar ajuda da Holanda de 5 bi de euros dia 21

O banco holandês ING vai pagar 5 bilhões de euros (7,35 bilhões de dólares) em apoio estatal em 21 de dezembro, confirmando planos anunciados anteriormente e elevando expectativas de que poderá conseguir termos melhores sobre o restantes da ajuda que recebeu do governo.

BEN BERKOWITZ, REUTERS

11 de dezembro de 2009 | 08h48

As ações do ING subiam quase 6 por cento depois que a instituição informou que o governo está pronto para negociar termos mais favoráveis sobre outros 5 bilhões de euros que ainda deve em relação ao pacote de ajuda que recebeu em outubro de 2008.

O ING vinha afirmando que queria pagar a dívida o mais rápido possível para se livrar da supervisão do governo e ter mais liberdade sobre aquisições, pagamentos e dividendos.

Sob os atuais termos, o ING tem que pagar uma penalidade de 50 por cento quando for pagar a ajuda que recebeu dentro de um prazo de três anos.

A instituição obteve um acordo melhor sobre os 5 bilhões de euros que pagará este mês, mas até esta sexta-feira não estava claro se o governo estava aberto a mudar os termos do restante da dívida.

"Acreditamos que uma renegociação em favor do ING será bem sucedida", disse o SNS Securities em nota, acrescentando que espera que a penalidade seja revista para 30 por cento.

Tudo o que sabemos sobre:
BANCOSINGPAGAMENTO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.